Peças teatrais com base científica

A peça “Fat Wars – As aventuras de uma banana” foi proposta e escrita por alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC-EM, promovido pela Pró-Reitora de Pesquisa. Os alunos, Luana Pereira, Ana Maria Tordin, Bruno Silva e Bianca Fonseca estavam sob orientação da Profª Eliana Araújo, Pesquisadora Associada do OCRC, e dos pós-graduandos Vanessa Bóbbo e Guilherme Nogueira.

O conteúdo da peça reuniu os resultados de pesquisa dos alunos do Ensino Médio, que tiveram a ideia original de contar a trajetória divertida de uma banana ao passar pelo Sistema Digestório. Explana de forma didática por onde passam os alimentos no corpo humano e como doenças crônicas associadas à obesidade podem ser prevenidas. Esse projeto contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A peça “Dicas da Hora” foi desenvolvida a partir informações reportadas por profissionais de escolas de ensino infantil sobre o comportamento alimentar que era observado nas crianças. O texto foi elaborado com uma linguagem adequada para todos os públicos e o conteúdo foi revisado por pesquisadores do OCRC. O espetáculo traz a interação de diversos personagens que conversam sobre como escolher bem os alimentos que consomem em benefício de sua saúde, além de incentivar a prática de atividade física.

Atualmente, o OCRC conta com a colaboração do Grupo de Ginástica Olímpica do Colégio Objetivo de Cosmópolis e do Projeto Social Todas as Formas de Aprender para a encenação da peça.

Caso tenha interesse em reproduzir essas peças em seus locais de atuação ou realizar ações semelhantes, entre em contato conosco.

 

Far Wars com publico CDC 20160721_162609 20160622_095712 IMG-20160901-WA0028