Everardo M. Carneiro

Pesquisador Principal
Realiza avaliação do papel da deficiência nutricional na resistência à insulina e obesidade. Palavras-chave: desnutrição, obesidade, secreção da insulina, ação da insulina, taurina

ico_Lattesimages

Instituto de Biologia – Universidade Estadual de Campinas

Laboratório de Pâncreas Endócrino e Metabolismo

excesso de peso é atualmente o maior problema nutricional no mundo. Mesmo assim, em países em desenvolvimento, a desnutrição ainda persiste, existindo em paralelo à obesidade. É notável perceber que, em algumas regiões, a transição nutricional ocorreu tão rapidamente que pacientes podem sofrer da falta de diversos nutrientes e, ao mesmo tempo, ter consumo calórico excessivo.
O foco principal de nossos projetos é a investigação dos mecanismos de ação de aminoácidos – em especial, a taurina – no controle da secreção e ação da insulina em modelos de desnutrição e obesidade. Não nos dedicamos à taurina pois a suplementação alimentar com este aminoácido está comprovadamente associada a efeitos benéficos na secreção da insulina e sinalização periférica do hormônio.

Supervisão/Orientação:

3 Pós – Doutorandos

4 Doutorandos

1 Iniciação Científica

A Taurina demonstrou ser eficiente em restabelecer os níveis de secreção de insulina nas ilhotas pancreáticas, bem como aumentar a sensibilidade periférica a este hormônio em nossos modelos experimentais.

Para entrar em contato com Everardo M. Carneiro e seu laboratório utilize as informações a seguir:
Laboratório de Pâncreas Endócrino e Metabolismo
Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades - 2º Andar
Instituto de Biologia - Bloco Z
Rua Carl Von Linaeus - s/n - Cidade Universitária
Campinas - SP, 13083-864
+55 19 3521-0015