Wilson Nadruz

Pesquisador Principal
Estuda o impacto da obesidade, adiposidade e hipertensão no remodelamento cardíaco. Palavras-chave: hipertensão, obesidade, adiposidade.

ico_Lattes

Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas

Laboratório de Biologia Cardiovascular

O principal objetivo de nosso grupo é investigar os determinantes fenotípicos e genotípicos das alterações cardiovasculares, particularmente em paciente hipertensos e em pessoas com lesões medulares. Para tanto, utilizamos diversas metodologias, como ecocardiografia, ultrassonografia vascular, MRI cardíaco e ferramentas de biologia molecular.

  • A razão entre a velocidade de fluxo da carótida e seu diâmetro prediz eventos cardiovasculares em pacientes hipertensos.
  • Há grandes diferenças nos determinantes clínicos e genotípicos de remodelamento cardíaco entre homens e mulheres com hipertensão arterial sistêmica.
  • Variantes genéticas de NADPH-oxidase e dos receptores toll-like são associados ao remodelamento cardíaco em pacientes hipertensos.
  • Lesões crônicas na medula espinhal são associadas a aterosclerose acelerada e função diastólica cardíaca deficiente; tais alterações são atenuadas por atividades esportivas adaptadas.
Para entrar em contato com Wilson Nadruz e seu laboratório utilize as informações a seguir:
Laboratório de Biologia Cardiovascular
Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP
Rua Vital Brasil, 50 - 1º piso - Cidade Universitária
Campinas - SP, 13083-888
+55 19 35217933