Jornal Nacional: Pesquisa sobre gordura marrom do OCRC em pauta

Data: 14/01/2019

Em 2009, três estudos independentes publicados no New England Journal of Medicine demonstram que seres humanos adultos possuem tecido adiposo marrom ativo. Diferente do clássico tecido adiposo branco, o marrom é muito rico em mitocôndrias e utiliza substratos energéticos – como lípides e açúcares – para ativar o metabolismo energético, o que resulta em gasto energético para produção de calor.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Essas descobertas abriram portas para o desenvolvimento de fármacos que, ao estimular a atividade do tecido adiposo marrom, aumentam o gasto energético global do organismo, sendo potencialmente interessantes para tratar a obesidade.

Veja também

Jornal da EPTV destaca pesquisa do OCRC sobre tecido adiposo marrom

Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Unicamp identificaram uma substância produzida no organismo que é capaz de ativar a termogênese no tecido adiposo marrom. A substância é a interleucina-10, classicamente conhecida por suas funções no controle da resposta imunológica no organismo. Essa nova função para a IL-10 amplia as perspectivas para desenvolvimento de fármacos para tratar a obesidade.

Confira, a seguir, matéria veiculada no Jornal Nacional, da TV Globo, no dia 10/01, sobre o tema, com entrevistas com pesquisadores do OCRC.

Assistir matéria no site do Jornal Nacional