Marinha condecora Celso Dario Ramos, da Medicina Nuclear da Unicamp

Data: 27/11/2018

O Comandante do 8° Distrito Naval, Contra-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, condecorou nesta terça-feira (06-11), o professor Celso Dario Ramos, pesquisador associado do CEPID OCRC, com a Medalha Amigo da Marinha. Foram vários agraciados com medalhas, personalidades civis, militares de outras Forças e instituições, sendo a primeira vez que um docente da área da Saúde da Unicamp é condecorado.

Esta é a primeira vez em que um docente da área da Saúde da Unicamp é condecorado pela Medalha

A Medalha Amigo da Marinha visa agraciar personalidades civis e militares que tenham se distinguido na prestação de serviços relevantes à Marinha do Brasil. Todos os anos, a Marinha homenageia aqueles que se distinguiram por ajudar a divulgar as atividades de pesquisa e desenvolvimento da Marinha, na defesa dos interesses da instituição e na divulgação da importância do mar e das águas para o desenvolvimento do País.

Celso Dario Ramos é diretor da área de Medicina Nuclear do HC da Unicamp, e mantém constantes agendas de trabalho, assistência e pesquisa com instituições relacionadas às pesquisas e insumos para a área médica, como por exemplo o Centro Industrial Nuclear de Aramar, em Iperó (SP) e o Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares – IPEN.

Quem recebe a medalha entra para a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) e, através dessas instituições, pode ter acesso e participar de algumas atividades oferecidas pelos militares, além de ser convidado para visitar unidades da Marinha. Atualmente, existem 62 sedes da Soamar regionais e uma internacional, em Portugal.

A data do Dia Nacional do Amigo da Marinha – 6 de novembro – foi escolhida em alusão ao aniversário de nascimento do almirante de esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-Ministro da Marinha, escolhido como Patrono das Soamar, em razão do trabalho desenvolvido em prol da consolidação e multiplicação dessas associações.

Caius Lucilius 
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp