OCRC apresenta trabalho no Encontro XVI Encontro da RNEC

06/06/2018

Nos dias 06 a 09 de junho foi realizado, em Campo Grande, o XVI Encontro da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul foi a sede do evento, que contou com a participação dos 37 grupos que fazem parte da Rede.

O tema desse ano, “Despertando os novos cientistas do Brasil: Um olhar sobre o Novo Ensino Médio”, engloba o trabalho apresentado pela doutoranda Gabriela Moreira Soares, orientada da professora Helena Barbosa Sampaio, do Instituto de Biologia da Unicamp e Pesquisadora Associada do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC).

O grupo elaborou um material paradidático lúdico sobre obesidade e diabetes tipo 2, como parte do projeto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp. O livreto desenvolvido foi aplicado em sala de aula para turmas do Ensino Médio e um questionário foi aplicado antes e depois da intervenção para captar o que foi absorvido de conhecimento pelos alunos.

Foi observado que, depois da aplicação do livreto, o percentual de erros nas questões propostas caiu, aproximadamente, para a metade. Por isso, o livreto pode se tornar uma ferramenta nas escolas para que alunos do Ensino Médio aprofundem os conhecimentos sobre o problema da obesidade e doenças relacionadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.