Vivemos uma Epidemia de OBESIDADE?

20/08/2018

Esse foi o tema do evento realizado no dia 20 de agosto de 2018 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, organizado pelo Instituto do Legislativo Paulista – ILP e a FAPESP.

O encontro contou com a presença de Carla Barbosa Nonino da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP com o tema “Por que algumas pessoas engordam mais que as outras?”, José Cipolla Neto do Instituto de Ciências Biomédicas da USP falando sobre “Privação do sono – obesidade e diabetes”, Licio Augusto Velloso da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e diretor do CEPID OCRC com a palestra “Vivemos uma epidemia de obesidade?” e Patrícia Constante Jaime da Faculdade de Saúde Pública da USP abordando “O padrão alimentar do brasileiro e o impacto dos alimentos ultraprocessados na obesidade”.

Foram apresentados números que mostram que o Brasil tem uma prevalência de 20% da população adulta com obesidade, sendo que uma em quatro mulheres adultas brasileiras apresentam obesidade. Mostrou-se também um estudo que indica que o gasto com despesas médicas é 30% maior em indivíduos obesos do que em indivíduos com peso adequado.

O evento faz parte do ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, uma parceria que realiza eventos de divulgação científica voltados para a sociedade como um todo, legisladores, gestores públicos e demais interessados, com o intuito de reforçar a importância da pesquisa na produção de políticas públicas. A série teve início em outubro do ano passado e neste ano serão realizados mais três eventos, sobre câncer, controle biológico de pragas e genômica aplicada à agricultura e inteligência artificial.

Veja o encontro na íntegra.