Convidados especiais nas Oficinas do OCRC

12/11/2018

No dia 12 de novembro ocorreu a última Oficina de Difusão de Educação e de Ciência do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Esse evento foi inédito, pois, pela primeira vez, foram recebidos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental nesse modelo de oficina.

Ao todo, estiveram presentes 84 alunos e 4 professores das escolas EE Campo Grande II e EE Físico Sergio Pereira Porto. Os alunos tiveram um bate papo sobre Obesidade com o doutorando do OCRC Guilherme Nogueira e depois responderam a perguntas com a utilização de clickers.

As respostas dos alunos mostraram alguns dados interessantes, como por exemplo:

  • 38% não têm interesse em ler rótulos de alimentos,
  • 40% se interessa em buscar essa informação.

Outro dado importante, principalmente em se tratando de crianças, é que 30% realiza menos de 30 min de atividade física por dia, o que inclui brincar no intervalo das aulas, caminhar, auxiliar nas tarefas domésticas etc.

Esses dados mostram a relevância das Oficinas para que os participantes repensem seus hábitos alimentares e entendam o impacto do exercício físico na saúde das pessoas. Para isso, os alunos participaram das Oficinas “Monte seu prato”, “Desvendando o IMC e o Gasto Calórico”, “Lanche Saudável”, “Classificação de Alimentos”, “Na medida da Saúde” e “Desvendando o Corpo Humano”.

A proposta das Oficinas também é inspirar alunos e professores a se envolverem com ações de disseminação de conhecimento em suas escolas, principalmente relacionadas com a prevenção da obesidade e os cuidados com a saúde.

O OCRC agradece o apoio da Faculdade de Ciências Médicas, com a concessão do espaço e o suporte da equipe da Legolândia, Habilidades, Manutenção e Audiovisual, às escolas pelo interesse em participar e ao Museu de Ciências da Unicamp pela inspiração na elaboração das Oficinas.

Este slideshow necessita de JavaScript.