Licio Velloso na BBC News Brasil: obesidade e gravidade da covid-19 nos jovens

Data: 17/08/2020

O diretor do OCRC, Licio Velloso participou de uma matéria da BBC News Brasil, sobre a internação de jovens com quadro grave de covid-19 em populações com grande prevalência de obesidade.

Segundo o pesquisador, o Brasil tem mostrado características semelhantes aos EUA, por apresentarem altos índices de obesidade, 22% e 36%, respectivamente, segundo dados de 2016. A obesidade tem se mostrado o maior fator de risco entre os mais jovens, o que pode ser observado no Hospital de Clínicas da UNICAMP, enquanto outros países, como a Itália, o maior fator de risco é a população idosa.

Desde o início da pandemia, estudos mostravam a relação da obesidade, diabetes e hipertensão com a forma grave da covid-19. Mas nos jovens, a obesidade pode ser uma fator mais relevante, pois normalmente precede ao desenvolvimento de diabetes e hipertensão, uma vez que aproximadamente 60 a 70% das pessoas obesas acabam desenvolvendo essas duas doenças.

Licio Velloso ainda apontou três explicações para a maior gravidade da doença em pessoas obesas: apresentam uma resposta imunológica menos eficiente em doenças mais conhecidas, como pneumonia e infecção renal; tem uma quantidade grande de uma proteína que o coronavírus usa como receptor, como se fosse uma porta para o vírus entrar na célula; e a glicose alta em pessoas com diabetes promove um desajuste nas células do sistema imune que atrapalha a defesa contra o coronavírus.

Veja a matéria completa

Imagem de Parentingupstream por Pixabay