Palestra Primeira Infância – Seletividade alimentar infantil

12/11/2020

O tema do próximo encontro do projeto Alimentação saudável e cuidados na primeira infância será sobre “Seletividade alimentar infantil”, com Carolina Pascoal, nutricionista do Protad – Ambulim HC FMUSP
e do Grupo de Transtornos Alimentares de Campinas – GTALC.

O evento será no dia 12 de novembroquinta-feira, às 14h pelo Google Meet. No encontro serão abordadas as causas da seletividade alimentar, como os pais podem lidar com esse problema tão comum nas crianças e quando é o caso de procurar ajuda especializada.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário de inscrição. Os interessados receberão o link para participar do encontro até o dia do evento. Não será emitido certificado de participação, pois é uma conversa com informações e troca de experiências entre os participantes.

Os encontros são quinzenais e voltados para pais e cuidadores de crianças de 0 a 6 anos, mas outros interessados são bem-vindos para nos ajudar a disseminar as informações e para contribuir com a discussão dos temas, lembrando que a linguagem será sempre para o público não especialista. O objetivo do projeto é trazer informações sobre a primeira infância, para que os pais possam tomar decisões mais conscientes sobre o cuidado das crianças, pensando na saúde e na qualidade de vida do futuro adulto.

O OCRC agradece a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNICAMP por viabilizar esse projeto e o apoio do Serviço de Apoio ao Estudante – SAE.

Organização:
Ruth Raquel Romero Reynoso
Erika Anne de Freitas Robles Roman

Mais informações:
[email protected]

Para saber mais sobre nosso trabalho, nos sigam nas redes sociais!!!

Facebook, Apartamento, Ícone De Plana  cepid ocrc

File:Instagram icon.png  @cepid_ocrc

Youtube, Logotipo, Gráfico, Vermelho   CEPID OCRC

Facebook, Apartamento, Ícone De Plana  SobrePeso

Imagem de Kathrin Pienaar por Pixabay


Se você perdeu a palestra, acesse nosso canal no youtube para ver a gravação.


Atualização

O encontro online “Seletividade alimentar infantil” do “Projeto alimentação saudável e cuidados na primeira infância” contou com a participação de 142 pessoas, entre pais, familiares, integrantes da Pastoral da criança, estudantes e profissionais da educação e da saúde. O evento contou com participantes de 25 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará.

A apresentação da nutricionista Carolina Pascoal mostrou o que realmente significa o transtorno alimentar restritivo/evitativo, como em casa fase da vida do bebê é esperado um comportamento diferente. Como os hábitos alimentares são formados pelas preferências que vem desde a vida intrauterina até a exposição de alimentos e o ambiente familiar. Também foram apresentadas as principais dificuldades alimentares, e quando a criança realmente apresenta um quadro preocupante em relação a comida. O conteúdo foi apresentado de forma muito clara e moderada, mostrando que a recusa alimentar das crianças nessa faixa etária normalmente ocorre por questões comportamentais e ambientais, sob os quais a grande expectativa dos pais em relação à alimentação dos filhos tem grande influência.

This slideshow requires JavaScript.