Camilo Lellis-Santos

Pesquisador Associado
Estuda como ocorre o processo de ensino e aprendizagem de fisiologia humana, sobretudo de conceitos relacionados com obesidade e diabetes. Por meio de métodos de pesquisa em ciências da aprendizagem e neurociências, o time do laboratório procura investigar se estratégias didáticas tecnológicas e inovadoras podem otimizar a aprendizagem de alunos da Educação Básica e Ensino Superior. Palavras-chave: Obesidade, Ciências da Aprendizagem, Fisiologia Humana, Metodologias de Aprendizagem Ativa, Tecnologia Educacional
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Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas – Universidade Federal de São Paulo

Laboratório de Experimentação e Educação em Fisiologia – LExEF

O laboratório estuda o mecanismo de ação de compostos ativos de produtos naturais na fisiologia da célula beta pancreática e papel na prevenção e tratamento da obesidade e diabetes. Alem disso, estuda estratégias didáticas para o ensino de fisiologia, com foco na educação para saúde e instrução para prevenir e tratar a obesidade e comorbidades.

Utilizando as técnicas de Western Blot, captação de glicose, ChIP assay, ensaio de secreção de insulina e etc, buscamos identificar compostos ativos de extratos vegetais que possam ativar mecanismos de proteção da célula beta pancreática em situações de injuria, como no diabetes. Procuramos identificar quais as vias de sinalização são ativadas por tais compostos que possam contribuir para homeostasia glicêmia e redução da inflamação gerada por desbalanço metabólico.

Por meio do uso de smartphones, desenvolvemos e avaliamos o potencial didático de atividades práticas que possam contribuir para aprendizagem de conceitos relacionadas à obesidade e comorbidades. Também, investigamos o letramento científico sobre obesidade e comorbidades de professores de ciências e alunos de licenciatura em ciências a fim de traçar estratégias para otimizar a formação de educadores.

MestreChef Nutricional – desenvolvimento de metodologia de aprendizagem ativa para o engajamento de alunos na interpretação de rótulos nutricionais.

O Conceito de Obesidade – investigação do letramento científico da população brasileira sobre conceitos de Obesidade e comorbidades. Desenvolvimento de inventário de conceitos de Obesidade para ser utilizado como instrumento de coleta de dados em pesquisas educacionais e avaliações acadêmicas.

MobLeLabs de Fisiologia – estudo dos laboratórios de aprendizagem móveis, que são aplicativos de smartphones e tablets, para aulas práticas de fisiologia.

EQUIPE

Mestrado

Iniciação Científica

  • Bruna Cristina Lima
  • Daiane Silva Machado
  • Daniel da Silva Bueno
  • Letícia Reis

PRINCIPAIS DESCOBERTAS

  • O protocolo “Dança do ritmo cardíaco” contribui para aprendizagem de fisiologia cardiovascular.
  • O terpenoide Poligodial age de forma semelhante aos glicocorticoides em células beta pancreáticas.
  • É possível realizar aulas práticas de fisiologia do exercício utilizando aplicativos de smartphones como instrumento de coleta de dados de variáveis fisiológicas.
  • Quando estratégias de gamificação são usadas na criação de estratégias didáticas para leitura de rótulos nutricionais, os participantes demonstram elevado índice de engajamento.

PRINCIPAIS ARTIGOS 

NOGUEIRA, TALUAN; MORAIS, VICTORIA LINDENBACH ; MORAES, CATARINE PERRI ; LELLIS-SANTOS, CAMILO . The wearable bone glossary: Wearable technology at the service of inclusive education. MEDICAL EDUCATION, v. 54, p. 447-448, 2020.

MARAIS, O.; TOURIGNY, K. ; LELLIS-SANTOS,CAMILO ; BURKE, K. ; PUCCI, N. ; RIISAGER, O. ; JEONG, S. ; ZHANG, W. ; LASTOVIKOYA, J. ; KOPAK, J. ; KREBS, C. . Cerebro, the Virtual Lab ‐ a mobile neuroanatomy game that is both fun and educational. In: Experimental Biology 2020 Meeting, 2020, San Diego. The FASEB Journal – EB 2020 Meeting Abstracts, 2020.

MONTEFERRANTE, GABRIELA APRIGIA; CRUZ, MAYSA MARIANA ; MOGADOURO, GUILHERME ; FANTINI, VICTORIA DE OLIVEIRA ; CASTRO, PATRÍCIA OLIVEIRA ; HALPIN, PATRICIA ANNE ; LELLIS-SANTOS, CAMILO . Cardiac rhythm dance protocol: a smartphone-assisted, hands-on activity to introduce concepts of cardiovascular physiology and scientific methodology. ADVANCES IN PHYSIOLOGY EDUCATION, v. 42, p. 516-520, 2018.

BARROSA, KAIDU H. ; MECCHI, MURILO C. ; RANDO, DANIELA G. ; FERREIRA, ARI JOSÉ S. ; SARTORELLI, PATRICIA ; VALLE, MAÍRA M.R. ; Bordin, Silvana ; CAPERUTO, LUCIANA C. ; LAGO, JOÃO HENRIQUE G. ; LELLIS-SANTOS, CAMILO . Polygodial, a sesquiterpene isolated from Drimys brasiliensis (Winteraceae), triggers glucocorticoid-like effects on pancreatic β-cells. Chemico-Biological Interactions (Print), v. 258, p. 245, 2016.

NADAL, R.; LELLIS-SANTOS, C. Using smartphones to learn exercise physiology. Medical Education (Oxford. Print), v. 49, p. 1162-1163, 2015.

ANHÊ, G. F.; ANHÊ, F. F. ; HIRABARA, S. M. ; LELLIS-SANTOS, C.  VELLOSO, L. A. ; BORDIN, S.; MACHADO, U. F. Quercetin decreases inflammatory response and increases insulin action in skeletal muscle of ob/ob mice and in L6 myotubes. European Journal of Pharmacology, v. 689, p. 285-293, 2012.

LELLIS-SANTOS, C.; Sakamoto, L. H. ; Bromati, C. R. ; Nogueira, T. C. ; Leite, A. R. ; Yamanaka, T. S. ; KINOTE, A. ; Anhê, G. F. ; Anhe, G. F. ; Bordin, S. . The Regulation of Rasd1 Expression by Glucocorticoids and Prolactin Controls Peripartum Maternal Insulin Secretion. Endocrinology (Philadelphia), p. 3668-3678, 2012.

NOGUEIRA, T. C.* ; LELLIS-SANTOS, C* ; Jesus, D. S. ; TANEDA, M. ; Rodrigues, S. C. ; AMARAL, F. G. ; Lopes, A. M. S. ; CIPOLLA-NETO, J. ; BORDIN, S. ; ANHE, G. F. . Absence of Melatonin Induces Night-Time Hepatic Insulin Resistance and Increased Gluconeogenesis Due to Stimulation of Nocturnal Unfolded Protein Response. Endocrinology (Philadelphia), v. 152, p. 1253-1263, 2011.

LELLIS-SANTOS, C.; GIANNOCCO, G. ; NUNES, M. T. The case of thyroid hormones: how to learn physiology by solving a detective case. Advances in Physiology Education, v. 35, p. 219-226, 2011.

 

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Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
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