Marcelo Mori e Pedro Vieira tem projetos aprovados pela FAPESP

Data: 15/04/2020

Os pesquisadores do OCRC, Marcelo Mori e Pedro Vieira, tiveram seus projetos aprovados no edital “Suplementos de Rápida Implementação contra COVID-19 da FAPESP, junto com outros 16 projetos divulgados pela agência de fomento no dia 13 de abril.

Marcelo Mori, docente do Instituto de Biologia, irá pesquisar como o envelhecimento contribui para a infecção pelo SARS-CoV-2. O projeto irá analisar dados de pacientes e modelos pré-clínicos para encontrar proteínas e vias de sinalização que possam ser modificados por fármacos conhecidos para reverter as alterações provocadas pelo envelhecimento.

Pedro Vieira, docente do Instituto de Biologia, irá pesquisar fatores de risco associados à maior gravidade a Covid-19 e mapear vias metabólicas que precisam ser ativadas na resposta imune contra o vírus. A proposta é identificar novas formas de intervenção terapêutica.

Vales ressaltar que as duas pesquisas fazem parte da Força-Tarefa Unicamp, que teve outros projetos aprovados nesse edital da FAPESP, na qual pesquisadores de toda a universidade trabalham de forma colaborativa para trazer alternativas ao combate do Covid-19.

Veja a matéria completa no Agência FAPESP.

Imagem de RAEng_Publications por Pixabay