Obesidade Infantil - Vamos falar sobre isso?

17/06/2019

Na última segunda-feira, dia 17/06, o OCRC realizou uma manhã de palestras em referência ao mês de conscientização contra a Obesidade Infantil. O evento aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, com início às 09:00h.

O evento, realizado com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais – GGBS, contou com a presença de 55 pessoas incluindo palestrantes e inscritos. Os quais receberam um folder contento informações importantes sobre fatores que influenciam a obesidade infantil, e como procurar ajuda caso alguém apresente sinais da doença.

Dentre as palestras tivemos:

  • Obesidade: desvendando a verdade por trás das aparências – ministrada pela bióloga Bruna Bombassaro
  • Despertando a vida com a alimentação saudável – ministrada pela nutricionista Silvia Favaron
  • Exercício físico na infância: prevenção com diversão? – ministrada pelo cientista do esporte Rodrigo Gaspar
  • Aspectos psicológicos da influência social na obesidade infantil – ministrada pela psicóloga Fernanda Mendes, e
  • Enfrentamento da Obesidade Infantil e na Adolescência: Você tem fome de quê? –ministrada novamente por Silvia Favaron

Durante o evento, o tema Obesidade Infantil foi apresentado em vários aspectos, abordando desde as causas às consequências, trazendo ainda informações para serem implementadas no dia a dia das crianças, assim como a experiência prática de como é o dia a dia de crianças e jovens que estão em tratamento e as principais dificuldades enfrentadas.

Um ponto comum em todas as apresentações é que o tratamento e principalmente a prevenção da obesidade envolve principalmente a participação da família na rotina da alimentação e atividade física, e de todas as pessoas que estão no vínculo social da criança.

O OCRC agradece a presença de todos que compareceram, e principalmente ao GGBS por possibilitar o evento e à Faculdade de Ciências Médicas, por conceder o espaço e pelo suporte da equipe do Audiovisual.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


Os assuntos foram tão relevantes e de interesse de toda a comunidade que teve a divulgação da Imprensa Unicamp, que fez uma matéria sobre o assunto e entrevistou a pesquisadora do OCRC (Bruna Bombassaro), Doutora em Ciências. A matéria pode ser vista na íntegra neste link. 

 

auditório durante palestra
Foto: Antoninho Perri (Imprensa Unicamp)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A pesquisadora também fez uma entrevista para a rádio CBN, que pode ser ouvida neste link.