OCRC no Ciência e Arte nas Férias da Unicamp (2019)

01/02/2019

Na última sexta-feira, dia 01, ocorreu a participação do OCRC no Programa Ciência e Arte nas Férias (CAF), promovido pelo Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP.

O evento contou com a presença de 75 pessoas, entre monitores e alunos integrantes do CAF, e 4 convidados da EE Profª Leila Mara Avelino de Sumaré. As atividades foram realizadas no Instituto de Biologia, principalmente na sede do Centro de Pesquisa.

Foi uma manhã cheia de atividades. Primeiro, os alunos ouviram uma apresentação rápida do OCRC e, em seguida, as alunas Bruna Israel e Maria Passoni da escola convidada apresentaram seu trabalho “A obesidade dos estudantes nas Escolas Públicas Estaduais de Sumaré-SP”. Esse trabalho participou de três Feiras de Ciências, incluindo a VI Mostra de Ciências e Tecnologia da 3M, e foi desenvolvido com os professores e orientadores Alberto Marques e Ana Paula Faustino. Para finalizar a primeira parte das atividades, a doutoranda do OCRC, Vanessa Bóbbo, realizou um bate-papo com os participantes sobre a Obesidade e seus impactos para a sociedade.

Depois, os alunos participaram, em sistema de rodízio, de seis ambientes.

  • Na Oficina Mito ou Verdade, discutiram algumas dúvidas sobre alimentação e obesidade.
  • Na Oficina do Corpo Humano, viram as questões fisiológicas relacionadas à obesidade e às doenças associadas.
  • Na Oficina Rato de Laboratório, conheceram mais sobre os procedimentos na pesquisa e sua importância, além de simularem uma análise de glicemia com o uso de sangue artificial.
  • Na Oficina do Criostato, viram as técnicas utilizadas para processamento de tecidos e sua aplicação na pesquisa, e tentaram descobrir qual a parte do cérebro de camundongo que eles estavam observando no microscópio.
  • Na Oficina da Câmera Termográfica, os alunos aprenderam seu funcionamento e ainda tiraram fotos e avaliaram o significado das cores nas imagens.
  • Na Oficina do Microscópio de Fluorescência, foi explicado o uso do equipamento e os alunos puderam observar uma amostra de hipotálamo.

Os estudantes ainda levaram para casa o livreto sobre Obesidade e Diabetes, composto de atividades que ajudam a fixar as informações que viram durante toda a manhã.

O OCRC agradece a Pró-Reitoria de Pesquisa pela oportunidade de realizar essa ação e o Instituto de Biologia por disponibilizar a infraestrutura.

Este slideshow necessita de JavaScript.