OCRC no EU Atleta: Obesidade e Covid-19

Em matéria publicada no dia 03 de agosto, o EU Atleta do Globo Esporte apresenta o estudo desenvolvido na UNICAMP que mostra a relação entre a obesidade e a Covid-19, no qual as células adiposas, chamadas adipócitos, podem ser reservatórios do vírus SARS-CoV-2.

Na matéria, o coordenador do estudo e pesquisador do OCRC, Marcelo Mori explica que os adipócitos podem ser mais infectados pelo vírus do que outras células, como as epiteliais do pulmão e do intestino, o que reforça a necessidade de combater a obesidade, uma vez que os adipócitos estão em maior quantidade e tamanho em pessoas obesas, além de ser fator de risco para outras doenças como diabetes e hipertensão.

Marcelo Mori ainda destaca que o paciente obeso infectado pelo novo coronavírus apresenta outros fatores que prejudicam seu quadro, como dificuldade na respiração e apneia do sono, que comprometem a oxigenação do sangue. Por isso, a importância de manter a saúde metabólica, mesmo com o isolamento social, pois pode ser determinante para o paciente desenvolver a forma grave da Covid-19.

Veja aqui a matéria completa.