Oficinas do OCRC em Limeira - Novembro de 2018

07/11/2018

No dia 07 de Novembro de 2018, a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP, em Limeira, recebeu cerca de 77 alunos do 9° ano ao 1° ano do ensino médio das escolas estaduais Antonio de Queiroz e Profº Ely de Almeida Campos, acompanhados por professores ou coordenadores, para participar de Oficinas sobre obesidade, diabetes e doenças associadas que foram oferecidas dentro das próprias salas de aula e laboratórios de graduação da Faculdade.

Essas oficinas já se tornaram tradicionais na unidade, contando com a participação efetiva dos alunos – tanto dos cursos de Nutrição e Ciências do Esporte quanto pós-graduandos do Programa de Pós Graduação em Ciências da Nutrição, do Esporte e Metabolismo -, sendo supervisionadas pelos docentes.

O objetivo principal é criar um espaço voltado à promoção do cuidado integral à saúde, ensinando como combater a alimentação não saudável e melhorar o estilo de vida. Isso é feito por meio de atividades práticas, voltadas à difusão do conhecimento entre os jovens. A meta é que eles sejam multiplicadores desse conhecimento dentro dos seus ambientes sociais e familiares.

Após uma acolhida com todos os alunos, estes foram divididos em 5 sub-grupos que, acompanhados pelos monitores, revezavam-se entre as oficinas práticas de

  • 1) avaliação antropométrica e nutricional,
  • 2) orientação nutricional para preparo de lanche saudável,
  • 3) avaliação física,
  • 4) avaliação de alterações em órgãos-chaves do metabolismo e
  • 5) rotulagem nutricional, para conhecimento acerca da composição dos alimentos.

Todas essas oficinas são programadas pelos docentes, juntamente com seus alunos de graduação e pós-graduação. Desde o início dessas atividades, em 2016, cada vez mais alunos e docentes colaboradores na unidade têm participado conosco desse evento.

A Oficina faz parte das iniciativas de difusão do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (CEPID OCRC), coordenado pelo Prof. Licio Velloso (FCM Unicamp) e financiado pela FAPESP, e que conta com a participação dos Professores Adriana Torsoni, Marciane Milanski, Márcio Torsoni, Rodrigo Pauli, Dennys Cintra, Patricia Prada, Eduardo Ropelle, Leandro Moura, Letícia Souza e Ana Vasques, da FCA, além dos parceiros na Unidade, profs Igor Baptista, Hosana Rodrigues e Maria Cláudia Fusaro.

Este slideshow necessita de JavaScript.