Sistema de Ergoespirometria

Programa Equipamentos Multiusuários (EMU) – Projeto Jovem Pesquisador em Centros Emergentes – Processo 2015/15402-2

EQUIPAMENTO:
SISTEMA DE ERGOESPIROMETRIA da fabricante MedGraphics, modelo Ultima Cardio2 com bicicleta ergométrica. Registro na ANVISA 80169109001.

APRESENTAÇÃO:
Sistema de ergoespirometria da fabricante MedGraphics, modelo Ultima Cardio2, proporciona avaliação detalhada e acurada do gasto energético do músculo cardíaco durante o exercício através da mensuração da troca gasosa, medição de VO2, capacidade funcional em esforço e em conjunto com ECG completo. Esse referido sistema possui aplicativos diagnósticos para espirometria e avaliação nutricional, curvas de fluxo-volume no exercício e uma ampla consulta da base de dados. Além disso oferece interface com cicloergômetros, esteiras, eletrocardiograma, oxímetro de pulso, monitor de pressão não invasiva e monitor de ambiente. Outro diferencial importante do sistema de ergoespirometria modelo Ultima Cardio2 permite a análise da troca de gases respiratórios pela técnica conhecida como Breath-to-breath (respiração-para-respiração), em repouso e durante todo período de exercício, utilizando interface de analise de gases respiratórios.

DESCRIÇÃO DOS PROJETOS ASSOCIADOS:

Caracterização da Fibrose Intersticial e da Hipertrofia dos Cardiomiócitos pela Ressonância Magnética Cardíaca: Implicações no Remodelamento Precoce e na Transição para Insuficiência Cardíaca. FAPESP 2015/15402-2 – Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador

COMITÊ GESTOR:
Otávio Rizzi Coelho FilhoCoordenador do Projeto
Lígia de Moraes Antunes Corrêa – Membro Interno
José Roberto Matos Souza – Membro Interno
Wilson Nadruz Junior – Membro Interno


CRONOGRAMA DE USO

O sistema de ergoespirometria é usado de segunda a sexta feira e, sempre que necessário, aos finais de semana. O uso será compartilhado entre os pesquisadores das seguintes áreas da Universidade Estadual de Campinas:

  • Disciplina de Cardiologia;
  • Disciplina de Neurologia;
  • Disciplina de Cirurgia Cardíaca;
  • Departamento de Clínica Médica;
  • Laboratório Genética e Cardiologia Molecular;
  • Laboratório de Farmacologia Cardiovascular;

O equipamento está disponível para uso de outros pesquisadores dessas e de outras Instituições mediante planejamento.

Quanto ao agendamento para a utilização do equipamento, os usuários internos e externos (após aprovação da proposta de utilização) devem fazer a solicitação de agendamento por meio do formulário abaixo. O atendimento será feito de acordo com os critérios de reserva e horário disponíveis, ambos definidos pelo Comitê Gestor.

Endereço: Hospital de Clínicas da UNICAMP | Rua Vital Brasil, 251 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” | Campinas – SP – Brasil – CEP 13083-888 – 55 19 3521-2121 – 2º andar, Setor de procedimentos especializados.

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE PROJETOS

Dados cadastrais para reserva. Complete o Formulário abaixo para Cadastro