Um sábado diferente: cuidando do corpo e da saúde com o OCRC

15/09/2018

No dia 15 de setembro de 2018, das 11:00h às 15:00h, Thaís do Prado e Carlos Jara, pesquisadores do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), realizaram atividades sobre cuidados com a saúde na comunidade do Bairro San Martin, em Sumaré. A ação recebeu, na EE. Manuel Albaladejo Fernandes, cerca de 130 pessoas, entre adolescentes, adultos e idosos.

O evento, uma parceria com a coordenação da escola e líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, trouxe para comunidade atividades de saúde e orientações que enfatizavam a prevenção da obesidade e das doenças associadas.

No dia, foi servida água saborizada para incentivar o consumo de água, houve esclarecimentos sobre fisiologia renal e os participantes receberam orientações sobre cuidados com a pele, incentivos ao uso de filtros solares e aprenderam técnicas de limpeza da pele facial. Houve também aplicação do questionário de sonolência diurna e orientações para conseguir um sono saudável, além de atividades de higiene das mãos. Esta última empolgou os participantes ao demonstrar, através do uso de gel fluorescente e luz negra, como a lavagem inadequada das mãos não evita a transmissão de patógenos.

Na área da obesidade, foram realizados cálculos de Índice de Massa Corporal (IMC), aferição da pressão arterial dos visitantes e orientações sobre os riscos à saúde provocados pela obesidade por meio de atividades lúdicas. Os participantes também puderam observar, por meio de microscopia óptica, tecidos saudáveis com alterações causadas pelo diabetes. E para finalizar, ainda puderam aproveitar o serviço de manicure e cuidados com as unhas.

A ação foi organizada para proporcionar um sábado diferente para a família e difundir conhecimento. Para isso, contou com profissionais e estudantes da área da saúde voluntários e o apoio do OCRC e da farmácia Medicamenta de Campinas.

Este slideshow necessita de JavaScript.